Como é do conhecimento geral, a alvenaria de pedra argamassada, embora tenha bom comportamento à compressão, não possui resistência à flexão ou ao esforço transverso.
De acordo com os Censos 2001, existem em Portugal (Continente e Ilhas) 1.824.3821 edifícios em alvenaria de pedra argamassada que representam cerca de 58% do edificado total, estando a sua grande maioria em mau estado de conservação.
Assim sendo, tendo em conta os factores acima referidos e, principalmente, a segurança dos seus ocupantes e da população em geral, importa estudar soluções que contribuam para a segurança e bem estar de todos nós.
Uma dessas soluções passa por reforçar estruturalmente esse tipo de edifícios que tanto preocupa (e com razão) os técnicos portugueses.
Se a tudo isto acrescentarmos que Portugal se encontra numa zona com actividade sísmica elevada, tanto em termos de periodicidade, como em termos de intensidade, torna-se então imperativo que o reforço estrutural inclua obrigatoriamente reforço sísmico.
0 Response to "REFORÇO SÍSMICO DE PAREDES DE ALVENARIA DE PEDRA ARGAMASSADA"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário